Atendimentos

DOULAGEM

Doula é a profissional que oferece assistência física, emocional e informacional à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal (gestação, parto e pós-parto). Na doulagem, essa profissional oferece à doulanda uma escuta ativa às suas necessidades nesse período de intensas transformações que está vivenciando, dando suporte físico, acolhimento emocional, tirando duas dúvidas, apresentando informações baseadas em evidências científicas e apoiando-a em suas decisões.

A Doula não substitui o/a acompanhante, tampouco os/as demais profissionais envolvidos na assistência ao parto. Além disso, ela não realiza procedimentos clínicos (como exames de toque, manobras, intervenções farmacológicas e partos), tampouco discute procedimentos médicos com a equipe, nem toma decisões por sua doulanda.

Os serviços de doulagem da Mulher Cíclica, realizados por mim, Raissa Mendes, em Brasília-DF e região, envolvem um acompanhamento contínuo da mulher na perinatalidade, incluindo:

Primeiro encontro presencial ou virtual gratuito: antes de fecharmos um contrato e de fato iniciarmos o acompanhamento, podemos nos encontrar pessoalmente ou nos falarmos via ligação telefônica, mensagens ou e-mails, para que nos conheçamos e comecemos a formar algum vínculo. Caso haja afinidade por parte da mulher e caso ela sinta-se segura com meu trabalho, iniciamos o acompanhamento. Nesse momento, também explico resumidamente como funciona a doulagem e menciono os itens que constam no contrato.

Acompanhamento completo na gestação, parto e pós-parto:

>> Acompanhamento durante a gestação: 3 encontros presenciais pré-parto, de até 2 horas cada, em local a combinar, podendo ser iniciados a qualquer momento da gestação, se possível até o segundo trimestre.
  • 1º encontro presencial pré-parto: tem o objetivo de explicar detalhadamente sobre os serviços de doulagem, conhecer melhor as expectativas da mulher grávida (e ou casal) a respeito da gestação, do parto e do pós-parto, além de sanar possíveis dúvidas sobre o período gravídico-puerperal. Ao final, elaboramos o plano de parto e assinamos o contrato. 
  • 2º encontro presencial pré-parto: nesse encontro, retomamos os assuntos conversados anteriormente, sanando dúvidas que ainda restarem, e conversamos sobre temáticas como os aspectos fisiológicos e psicológicos desse período, cuidados naturais na gestação, parto e pós-parto, tipos de parto, vias de nascimento, violência obstétrica, humanização do parto, métodos não-farmacológicos para alívio da dor, a chegada do puerpério, a amamentação etc. Se houver necessidade, pode ser aplicada alguma técnica terapêutica como aplicações aromaterapêuticas, escalda-pés, alongamentos, massagens, uso do rebozo, atividades expressivas etc. 
  • 3º encontro presencial pré-parto: no último encontro antes do parto, são sanadas possíveis dúvidas que ainda restarem, retomamos o plano de parto e elaboramos o plano de pós-parto. A depender da necessidade e vontade da mulher, pode-se fazer exercícios de preparação para o parto, exercícios de despedida da barriga e aplicadas técnicas terapêuticas.
>> Acompanhamento no trabalho de parto: logo que a mulher entra em trabalho de parto (TP), ela poderá entrar em contato comigo e, na medida do possível, irei imediatamente em seu encontro. Durante o TP, minha função é a de estimular a confiança da mulher, utilizar técnicas naturais para alívio da dor e da ansiedade (como massagens, técnicas de respiração, técnicas aromaterapêuticas, exercícios físicos, visualizações, rebozo, escalda-pés etc.), sugerir posições, garantir que ela mantenha-se alimentada e hidratada, e envolver o/a acompanhante no TP. Além disso, também atuo como uma interface entre a equipe de atendimento, a mulher e acompanhante, explicando termos técnicos atenuando a eventual frieza da equipe. Após o nascimento, ainda me mantenho presente, oferecendo auxílio físico e emocional à mulher pelo menos na primeira hora pós-parto.

>> Acompanhamento no pós-parto: 3 encontros presenciais pós-parto, de até 2 horas cada, na casa da mulher ou em outro local escolhido por ela.
  • 1º encontro presencial pós-parto: esse encontro acontece, se possível e se for de desejo da mulher, ainda na primeira semana após o parto, e tem como objetivo tratar de assuntos como aleitamento e amamentação, recuperação física e emocional pós-parto, o puerpério, a nova rotina da família, conexão entre mãe/casal e bebê, cuidados básicos com o/a recém-nascido/a e cuidados naturais com a nova mãe. Nesse encontro, o plano de pós-parto é retomado.
  • 2º encontro presencial pós-parto: o segundo encontro ocorre preferencialmente por volta da segunda quinzena após o parto e nele são retomados os assuntos abordados até o momento e sanadas as dúvidas restantes da mãe/casal. Se for necessário e for de desejo da mãe, podem ser aplicadas técnicas terapêuticas facilitadoras da recuperação pós-parto, como massagens, técnicas aromaterapêuticas, escalda-pés, vaporização do útero etc.
  • 3º encontro presencial pós-parto: nesse encontro ocorre o fechamento do processo de doulagem, onde são dadas as orientações finais, tiradas as dúvidas que ainda restarem e realizamos alguns exercícios de conexão com a maternidade.
>> Consultoria contínua: além dos encontros presenciais, a partir do momento em que assinamos o contrato, podemos manter contato contínuo via ligações telefônicas, mensagens e e-mails, de modo que sejam sempre tiradas dúvidas e seja dado o devido suporte emocional também à distância, até o final do acompanhamento.

Serviços adicionais:

>> Chá de Bênçãos: encontro realizado no último trimestre da gestação com a mulher grávida e outras mulheres convidadas por ela, como um rito de passagem para despedir-se da gestação, preparar-se emocionalmente para o parto e para a maternidade, receber escalda-pés, massagens, banhos, pintura de barriga etc. Esse encontro tem duração média de 3 horas.

>> Consultorias avulsas: a mulher também poderá incluir no pacote mais encontros presenciais, de até 2 horas cada, antes ou após o parto para tirar dúvidas ou para aplicação de técnicas terapêuticas, a depender da necessidade dela.

Para contratar os serviços de doulagem, entre em contato pelo e-mail mulherciclica@gmail.com.